top of page
Buscar

4 dicas antes de começar a aprender a tocar violão

  • Por Rodrigo D'lucca
  • 26 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Qualquer pessoa pode tocar um violão? Sim — desde seu priminho de 3 anos que com as mãozinhas adora estapear as cordas até chegar ao seu avô de 79, que volta e meia se esquece da afinação — todo mundo pode tocar. Agora, aprender a tocar violão é outra história, pois é um conhecimento que depende menos da teoria do que da sua força de vontade e gosto pelo instrumento.

Portanto temos duas notícias para você, aspirante a violeiro, uma boa e outra ruim. A boa é que é possível aprender a tocar violão rápido, sem se preocupar em digerir livros e livros de partituras e técnicas ou fazer um intensivão com um professor particular. A ruim é que o tempo que você irá gastar nessa empreitada musical vai depender única e exclusivamente do seu esforço.

Então, saia da moleza e confira 4 dicas para que você arrase no próximo luau da sua turma:


1. Ame o seu violão

Pode parecer um tanto quanto piegas, mas o apreço que você tem pelo instrumento é determinante para o seu aprendizado. Antes mesmo de aprender a tocar é preciso incorporar o instrumento à sua vida, acordar, almoçar e dormir ao lado dele, deixar que ele faça parte do seu imaginário. A curiosidade move o ser humano e, em pouco tempo, você estará arranhando alguns acordes sem nunca ter ouvido falar em notas musicais.


2. Não treine toda hora, apenas quando estiver respirando

Para quem ama o violão e se imagina em cima do palco conquistando o público, “respirar” o instrumento não é nenhuma tarefa árdua. É como uma coceira, não importa onde você esteja, na cozinha, no quarto, na sala e até no banheiro (que tem uma ótima acústica, por sinal), o violão te persegue, porque tocá-lo envolve muito mais que fazer um som legal, é uma experiência de “3 R”: relaxante, revigorante e recompensadora.


3. Seja você

Música é liberdade! Se tocar violão eventualmente se tornar uma prática chata, é porque você deve procurar outro instrumento urgentemente. Busque sempre tocar aquilo que gosta, procure na internet os acordes daquela sua música favorita e treine em cima dela. Será bem mais fácil aprender, porque você conhecerá cada verso e refrão dela. Além disso, você passará a ter um relacionamento mais aprofundado com as músicas que escuta, podendo tirar “de ouvido” seus acordes favoritos.


4. Não tenha medo de ser você

Esqueça esse estereótipo de que quem toca violão são apenas os galãs da sua turma, afinal, a música é democrática! Você vai ficar constrangido nas suas primeiras “apresentações”, mas em pouco tempo estará desinibido e até arriscando alguns vocais. Esses shows particulares, seja para a família, amigos ou só para você mesmo, dentro do banheiro, são extremamente importantes para que você crie intimidade com o instrumento e faça dele uma poética expressão da sua própria vida.

Acredite, futuro George Harrison, se você passar por essas 4 etapas, o desejo de se aprofundar na teoria musical, conhecer acordes mais elaborados e os mais diversos estilos musicais, além de, quem sabe, até gravar um disco, virá naturalmente. Quem ama o que faz sempre vai querer melhorar e dar o melhor de si. Com um instrumento tão poderoso como o violão, não seria diferente.

E você, está interessado em aprender violão, mas não sabe por onde começar? Conte para nós a sua história!

 

コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 1976 por D'LUCCA AULA DE MÚSICA. todos os direitos reservados

bottom of page