5 benefícios que a música pode proporcionar na terceira idade
- Rodrigo D'lucca
- 26 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

Como todos nós sabemos, a terceira idade é marcada por readaptações que precisamos fazer de acordo com a nova realidade de nossos corpos, nossa mente e nossas vidas. Pode não ser uma fase fácil para a maioria das pessoas, porém ainda é tempo de colher os frutos de boas escolhas e de trazer a felicidade para seu lado. Isso pode parecer complexo e trabalhoso, mas a verdade é que muitos prazeres simples estão à nossa disposição e dependem apenas de nossas escolhas para florescerem. E um desses prazeres é a música! Mesmo quem nunca foi adepto de um bom som nem se interessou pelas paradas de sucesso, pode se beneficiar e muito da escolha de boas canções e até da possibilidade de aprender um instrumento. Os ganhos são incríveis e acontecem até em áreas que você nem espera. Quer descobrir quais? Confira no texto a seguir:
1. Aumenta a liberação de endorfinas
As endorfinas são substâncias ligadas ao prazer que são liberadas pelo nosso organismo em determinadas situações. E estudos mostram que uma boa música é capaz de estimular esse processo e acelerar nossas sensações de recompensa e bem estar. Para isto acontecer, nosso cérebro vai receber as ondas sonoras através do ouvido, processando-as e enviando a mensagem à hipófise, responsável pela liberação das endorfinas. Tocar um instrumento pode redobrar esse prazer, unindo o som aos movimentos suaves que são necessários para extrair as mais belas notas. Você melhora seu humor, sua ansiedade e sente-se mais disposto e feliz. Isso tudo só com uma boa música!
2. Ameniza a dor
Quando a pessoa escuta uma música do seu agrado, ela perde completamente o foco nos problemas. Se ela vive com dores em algum local, a sonoridade fará com que se distraia e sua percepção do estímulo doloroso se altera, tornando-o menor e mais suportável. E o melhor: para esse analgésico natural, não há contra-indicações!
3. Aumenta a socialização
O prazer por boas canções aumenta seu poder de se sociabilizar. Seja por encontrar pessoas com gosto parecido ou por aprender um instrumento musical, o fato é que você se torna mais interessante e também mais interessado pelo tema. A música melhora sua personalidade e te deixa mais apto a conhecer gente nova!
4. Melhora a concentração
Uma das questões mais pontuais dos amantes das mais belas canções é que isso exige um certo foco, ainda que natural, para melhor apreciá-las e compreendê-las. Especialmente para executar as notas ao tocar. E com o passar do tempo, sua mente fica cada vez mais adaptada a essas situações e você vai estar mais propenso a se concentrar melhor e focar para o que quer que seja.
5. Protege seu cérebro
Quando você aprende um instrumento musical, você vai criando novas ligações neurais no seu cérebro e dessa maneira vai prevenir doenças como o mal de Alzheimer ou outras patologias degenerativas. É como se você driblasse o mal que a doença faria, utilizando e criando novas áreas de cognição. É um verdadeiro exercício para a cabeça e o melhor de tudo: esse exercício é um prazer!
Com todos esses benefícios, fica claro que a música na terceira idade pode ser uma grande amiga na manutenção da saúde e da felicidade nessa fase tão complexa da existência. Para uma pessoa mais velha, aprender um instrumento ou admirar bons sonos pode fazer toda a diferença e troná-la muito mais feliz. E quem já fez tanto pela vida, deve ter direito a ter momentos inesquecíveis e prazerosos, não importando a idade!
Comments