top of page
Buscar

Conheça as diferenças do violão e do cavaquinho

  • Por: Rodrigo D'lucca - Whatsapp 74 9 8805-4452
  • 28 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Cavaquinho e Violão são instrumentos musicais similares com sons tão distintos que cada um acaba sendo apropriado para um estilo musical bem diferente do outro. Por exemplo, se você é daqueles que adoram a brasilidade, marca registrada de gêneros como chorinho, samba e pagode, sabe que o cavaquinho tem lugar de honra em qualquer show que se preze, não é mesmo? Porém, se você se amarra numa música mais melódica e harmoniosa, o violão é o elemento certo para atender à versatilidade encontrada em estilos tão diversos como Rock, MPB, Bossa Nova e até Erudito.

As diferenças entre o som destes instrumentos musicais surgem em função de vários motivos, como as suas dimensões e a disposição do encordoamento de cada um dos instrumentos. Conheça agora 5 elementos que melhor distinguem o violão do cavaquinho:


1. Dimensões

Para começar, não é à toa que já convencionamos a chamar o cavaco de cavaquinho: em comparação ao violão, ele é bem pequeno, com braço e caixa acústica de larguras mais reduzidas. Por isso, o cavaquinho pode ser tocado enquanto você estiver de pé, sendo que, para fazer o mesmo com o violão, você precisará de uma correia de suporte para os ombros.


2. Cordas

O cavaquinho, além de “mini”, é econômico, pois só apresenta quatro cordas. Elas são referentes às notas ré grave, sol, si e ré agudo. O violão tem duas a mais, dispondo as notas nesta ordem, de cima para baixo: mi agudo, lá, ré, sol, si e mi grave.


3. Grau de dificuldade

O violão tende a ser mais complexo, pois além das seis cordas (ou até mais) ele tem mais escalas que o cavaquinho. Ou seja, os acordes feitos no cavaquinho exigem menos dos músculos das mãos por causa da limitação natural do instrumento, enquanto no violão temos um braço mais longo para trabalhar com as doloridas pestanas e notas que chegam a ocupar quatro casas de uma vez.


4. Modo de tocar

O melhor em se aprender a tocar violão é que ele te dá base para tocar guitarra e cavaquinho, entre outros instrumentos de cordas. Portanto, se está na dúvida entre começar a estudar cavaquinho ou violão, fique com o segundo. Assim que estiver bem treinado, você vai ver que a transição para o cavaquinho será muito mais simples, com acordes similares que apenas se readaptam ao menor número de cordas e ao espaço limitado.


5. O que tocar

Enquanto o violão pode muito bem conduzir sozinho qualquer apresentação acústica (que o diga nomes como João Gilberto, Chico Buarque e Caetano Veloso), o cavaquinho é ótimo para acompanhar outros instrumentos, tal como o próprio violão, principalmente nos chorinhos e sambas, com solos que dão aquele tempero a mais no show. Portanto, cada um deles têm sua proposta musical: se você é fã do mestre Pixinguinha, adote o cavaquinho. Mas caso seu negócio seja mesmo MPB, arrume um bom violão e comece a treinar!

Uma vez que você pega o “jeito” para tocar, seja violão ou cavaquinho, não há limites para aprimorar sua técnica. Com um pouquinho de treino, terá habilidade para tocar músicas complexas com uma série de acordes difíceis e ritmos bastante variados, pode apostar!


E então, já decidiu se quer aprender violão ou cavaquinho? Está tendo alguma dificuldade no seu aprendizado? Compartilhe com a gente!





Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 1976 por D'LUCCA AULA DE MÚSICA. todos os direitos reservados

bottom of page