6 Dicas de Violão Para Iniciantes
- Por Rodrigo D'lucca
- 29 de mai. de 2016
- 4 min de leitura

Olá! Se você procura por dicas de violão para iniciantes, e se pretende dominar o instrumento (violão), deve saber que muitas vezes é muito complicado aprender tudo sozinho. Eu diria que é até impossível aprender tudo sozinho.
Sempre precisamos de umas dicas. E foi pensando nisso que decidi criar este post de hoje. Neste post vou dar algumas dicas muito importantes para iniciantes no violão, pessoas que assim como eu são amantes da música, apaixonados, fãs ou tudo isso junto.
Então se você de fato está pretendendo aprender tocar violão ou melhorar seus conhecimentos, se você busca coisas sobre violão para iniciantes, fique atento. Leia este post até o final que você vai gostar.
1ª. Devo comprar um violão top de linha (caro) ou um mais básico (barato) do tipo violão para iniciantes?
Olha! Na realidade nem sei se posso dizer que existe um tipo de violão para iniciantes. Existem violões mais simples e outros mais caros (melhores), mas violão para iniciantes pode ser qualquer um destes.
Você pode comprar um violão top de linha que não será um mau investimento. Mas não se preocupe se isso não estiver nas suas metas pra agora, pois você pode comprar um modelo de violão mais simples que sai bem mais barato e prático para quem está iniciando. Depois que você aprender, aí você decide se quer comprar outro melhor.
Em resumo, para início um violão básico já é o suficiente, principalmente se você não quer investir muito no início. Um modelo simples eu classificaria com violão para iniciantes, mas quem já sabe tocar toca em qualquer modelo e a algumas pessoas (como eu) até preferem o simples.
Caso opte em comprar um modelo simples, fique atento! Não vá comprar um violão dos mais antigos (velho) que nem afina mais direito e tem as cordas distantes do braço do violão. Isso vai dificultar o seu aprendizado fazendo com que você fique sem vontade de prosseguir. Fica a dica!
2ª. No início, já devo ter um violão ou posso pegar um emprestado para aprender tocar?
Se você é iniciante e deseja aprender, o aconselhável é que você já tenha ou compre um violão. Assim você pode pegar nele várias vezes ao dia, todos os dias que você quiser, e não precisa tomar violão emprestado para praticar. Sem violão não dá para aprender na prática, né? E acredite! Você terá que praticar muito!
3ª. Eu não tenho violão e nem estou podendo comprar um agora. O que faço?
Se de toda maneira você não quiser ou não poder ter um violão próprio, sem problemas. Pode pegar um emprestado (eu mesmo já fiz isso). Coisa mais fácil hoje em dia é encontrar alguém que tenha violão, principalmente modelos básicos que é um bom tipo de violão para iniciantes.
Muitos dos seus amigos tocam ou no mínimo tem um violão em casa e às vezes você nem sabe. Com certeza um destes amigos vai sim lhe emprestar o violão e até mesmo lhe dar algumas dicas.
4ª. Como sou iniciante, devo usar violão com cordas de nylon ou de aço? Qual o melhor tipo de violão para iniciantes?
Para os iniciantes, é aconselhável usar violão com cordas de nylon em vez de cordas de aço. Se você não sabe qual a diferença, cordas de aço como o nome já diz são feitas de aço, normalmente são cordas mais duras. Cordas de nylon são parecidas com linhas usadas em anzol de pesca.
A vantagem em usar esse tipo de corda (nylon) quando se é iniciante no violão é porque elas são bem mais flexíveis (mole e macia) do que cordas de aço. Sendo assim, você vai conseguir executar os acordes com mais facilidade e não irá machucar tanto os dedos.
5ª. Ao tentar tocar o violão meus dedos começaram a doer e ficar feridos, criar calos. Isso é normal ou devo parar?
Totalmente normal. Na realidade é quase impossível que isso não aconteça com alguém. Até agora nunca ouvi falar em alguém que tenha apendido a tocar violão sem passar por estes processos.
Isso acontece por que os seus dedos não são exercitados (acostumados) com esse tipo de prática.
Se criar calos, não pare, continue porque a tendência é que as pontas dos seus dedos fiquem mais resistentes (pele mais grossa) e após algumas semanas você já vai conseguir tocar sem problemas e não vai criar calos.
Com relação a dor (geralmente nas juntas dos dedos) é quase a mesma coisa. Com o tempo seus dedos vão ficando mais flexíveis. Mas pra isso é necessário que se pratique muito mesmo, faça exercícios e aguarde os ótimos resultados.
Para amenizar dores e calos, reforço a 4ª dica. Se você é iniciante, use violão com cordas de nylon!
6ª. Com que frequência eu devo praticar no violão? Quantas vezes ao dia?
Não existe uma regra para isso. Isso vai depender da velocidade com a qual você quer aprender a tocar o violão. Se quiser aprender rápido, pratique muito! Se desejar aprender calmamente, pratique pouco.
Mas tenho umas dicas! Para aprender a tocar violão é bom que a pessoa pegue no violão todos os dias pelo menos umas três vezes, uns 10 minutos em cada vez, ou seja, que a pessoa tire pelo menos 30 minutos do seu tempo todos os dias para praticar o instrumento.
Por que isso? Porque praticamente todas as pessoas tem pressa para aprender, e a única forma de aprender rápido é estudar e praticar muito.
Mesmo você não tendo pressa em aprender a tocar violão, ainda assim recomendo que não se acomode, não pratique poucas vezes, pois isso pode fazer você perder o interesse.
Comments