Dicas Para Fazer Pestana...
- Por: D'lucca e Wellington
- 2 de jun. de 2016
- 3 min de leitura
VÍDEO COM 4 DICAS E 2 EXERCÍCIOS PARA PESTANA

5 dicas para aprender a fazer pestana facilmente
Tanto para quem está começando a aprender a tocar violão quanto para músicos consagrados, fazer uma pestana com perfeição pode se tornar um pesadelo. Nos iniciantes a pestana costuma deixar as mãos doloridas e com calos, principalmente em quem tem o dedo indicador curto. Já para guitarristas de renome, muitas vezes o calor da apresentação e a velocidade dos acordes comprometem o som de uma ou outra pestana — que deveria ser feita com calma e bastante cuidado.
Para que um dia você chegue ao status de um Jimi Hendrix, que tocava com os dentes e até com a guitarra nas costas, não tem jeito: cedo ou tarde você vai ter que passar pela pestana. Para facilitar a sua vida de guitarrista de primeira viagem e dar um alívio para os seus dedos, nós reunimos 5 lições para uma pestana bem feita. Confira:
Lição 1: Paciência
Para se alcançar qualquer coisa na vida é necessária uma boa dose de paciência. Você mal aprendeu os acordes básicos e já quer que seu dedo indicador faça um fá? Não se assuste se ficar com as mãos tão doídas a ponto de querer jogar o violão na parede.
Comece sem se preocupar com o som, apenas posicionando o indicador sobre toda a haste do violão. Tente mantê-lo lá por alguns minutos e, aos poucos, complete o acorde com os outros dedos. Não tem importância se soar abafado, o que importa no primeiro momento é acostumar os músculos da mão com o movimento.
Lição 2: Treino
Se teve a paciência necessária para continuar a aprender violão ou guitarra mesmo após ser apresentado à pestana, meus parabéns! Depois de criar intimidade com a haste do instrumento, é hora de começar a treinar a agilidade que uma pestana tanto precisa.
Aqui não tem fórmula mágica: pegue os acordes de suas músicas preferidas (que exigem pestana) e treine, treine, treine, até se convencer de que a harmonia da canção não foi quebrada no momento da pestana. Vai doer, mas assim que seus músculos não aguentarem mais, você vai perceber que pestana é uma questão mais de jeito do que força.
Lição 3: Usando a tecnologia em seu favor
Depois de muito treino, você vai ver que pestanas não são um empecilho, mas apenas acordes com um cuidado maior na agilidade e técnica. Mais ainda, aos poucos você vai conseguir entender como as pestanas contribuem na qualidade sonora das canções.
No mercado, você encontra diversos modelos de pestaneiras (ferramentas que você pode acoplar em qualquer casa da haste do instrumento enquanto toca). Porém, como são fixas, as pestaneiras servem apenas para definir o tom da música, ou seja, dependendo da composição você acaba tendo que fazer a pestana junto com a pestaneira.
Lição 4: Explorando a pestana
Agora que você já descobriu como a pestana pode deixar as músicas mais elaboradas e, por que não, impressionar a sua audiência, não tem mais volta: você vai se apaixonar por acordes mais difíceis, capazes de ocupar quatro casas simultaneamente.
Não tenha medo e vá em frente. Após desmitificar a pestana, acordes mais simples vão acabar parecendo brincadeira de criança. Nessa fase, vale o investimento em dvds e blu-rays de grandes mestres como B.B. King, Eric Clapton, Jimmy Page e o próprio Hendrix.
Lição 5: Burlando as regras
Com o tempo, as pestanas deixam de ser um desafio para se tornarem simplesmente… chatas! É isso mesmo. O que não significa que você poderá deixá-las de lado, é claro. Se você já se tornou um entusiasta da guitarra, provavelmente estará inteirado sobre o estilo de tocar dos grandes guitarristas.
Mas é com os não tão grandes assim que você vai aprender técnicas para flexibilizar as pestanas. O carecão Billy Corgan, líder dos Smashing Pumpkins, por exemplo, adora usar o dedão nas cordas de cima para ajudá-lo na hora da pestana. Já Kurt Cobain, do Nirvana, simplificava os acordes ao usar só a ponta do indicador e tocar a palheta apenas nas cordas pressionadas.
Se você acabou de ler as 5 lições, mas ainda está pensando “ah, não levo mesmo jeito para isso”, não desista. Para aprender a tocar qualquer instrumento musical, o dom não é tão essencial quanto a prática e a persistência. Deixe a preguiça de lado, ligue um rock bem alto e comece a treinar!
E então, gostou das 5 lições para se fazer uma pestana? Se você tem uma técnica bacana que gostaria de ensinar, compartilhe com a gente!
Inscreva-se no meu canal do YOUTUBE e não perca as atualizações
Comments